Missão


Promover mobilização social para desenvolver o protagonismo pessoal e coletivo de crianças, adolescentes, adultos e idosos a partir de ações educativas, culturais, geração de trabalho e renda e desenvolvimento comunitário

Visão


Efetivar-se como uma instituição sustentável que viabiliza melhorias na qualidade de vida, educação, segurança e geração de trabalho e renda do território onde atua.

Valores


Integridade; Ética; Foco em resultados; Racionalidade; Visão sistêmica; Desenvolvimento de pessoas.

Nossa História


A Associação Ser Parte é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP Federal – fundada em 2006, que realiza ações educativas de socialização e promoção da cidadania no município de Contagem-MG. Sua origem está vinculada ao contexto de alto índice de violência urbana e vulnerabilidade socioeconômica da região do bairro Cidade Industrial, que motivou a empresa Vilma Alimentos a promover ações sociais que culminaram na formação da associação.

A criação da Associação Ser Parte foi uma iniciativa do saudoso empresário Sr. Domingos Costa, que contou com a direção da sua filha Sra. Patrícia Costa. Juntos estruturaram os projetos, cederam um prédio da Vilma Alimentos para acolher a sede da associação e disponibilizam recursos da própria empresa para viabilizar a manutenção das atividades.


A Associação Ser Parte atende crianças, adolescentes, adultos e idosos, moradores de Contagem e região, por meio de diversos projetos distintos e complementares que envolvem atividades de cunho social, esportivo, cultural, educacional, geração de trabalho e renda e melhoria na qualidade de vida.

Para operacionalizar todos os projetos, a Ser Parte conta com uma equipe multidisciplinar especializada e uma sede com infraestrutura completa e adequada às atividades. Desde a sua fundação já atendeu mais de 5.000 pessoas.


Nossos Valores


01

Integridade

Relacionamento acolhedor, afetivo, prazeroso e respeitoso com educandos, parceiros e colaboradores.

02

Ética

Conduta profissional ética, honesta, justa e transparente

03

Foco em resultados

Gerenciamento de equipe focado em resultados efetivos individuais e coletivos.

04

Racionalidade

Olhar racional e crítico da realidade.

05

Visão sistêmica

Trabalho em rede que valoriza as ações existentes e viabiliza parcerias com instituições, empresas privadas e governo

06

Desenvolvimento de Pessoas

Processo educativo transformador que possibilite o desenvolvimento individual e o orgulho em reconhecer as próprias potencialidades

Metodologia

A Associação Ser Parte tem como principal proposta formar cidadãos protagonistas, por isso o foco em ensinamentos de valores úteis para toda a vida, de forma que possam perceber-se como agentes de transformação social, responsáveis e conscientes dos seus próprios limites e possibilidades.

A formação cidadã visa conscientizar o jovem de que é preciso “Fazer a diferença” no mundo, com pequenas e recorrentes atitudes, de forma a viabilizar a prática de “Pensar globalmente, agir localmente”.

Seu maior diferencial é a formação integral do educando, enquanto sujeito inserido no espaço de forma consciente e atuante.


Conceito

Formação cidadã; Formação integral; Espaço, corpo e ação.

Princípios

Limite & Liberdade; Disciplina & Flexibilidade; Rotina & Criatividade; Respeito & Autonomia; Comprometimento & Desempenho; Integridade & Honestidade; Embasamento.

Pilares da Educação

Aprender a aprender; Aprender a ser; Aprender a conviver; Aprender a fazer.

Conhecimento tático do educador

Técnico – Habilidades informais e know-how;

Cognitivo – Modelos mentais, crenças e percepções.

Diretoria

Alexandre Luiz Lopes Florentino;

Ana Rita de Macedo Moura;

Andréa Maria Lima de Resende;

Débora Peixoto Petrocchi da Costa;

Gustavo Muzzi Freire;

Julia Silva Drummond;

Leonardo Ferreira Frizon;

Luiz Fernando Queiroga Mafra;

Maria Oneide Justino Vaz;

Marilda Cristina Lopes Guerra Moreira;

Raquel de Barros Castro;

Thaís de Paiva Arantes.

Reconhecimentos

A associação tem se consolidado como referência em projeto social em Contagem. Conquistou os seguintes reconhecimentos públicos:

  • Prêmio Milton de Freitas – Direitos Humanos – 2013 e 2014.
  • OSCIP Federal – 2012.
  • Entidade do Bem – Câmara Municipal de Belo Horizonte – 2011.
  • Prêmio Mérito Legislativo da Câmera Municipal de Contagem – 2008.
  • Prêmio Grande Colar Mérito Mineiro dos Objetivos do Milênio – 2008.
  • Utilidade Pública Municipal de Contagem – 2007.

“Desenvolvemos o nosso trabalho focando o aprimoramento individual e coletivo. Temos como objetivo ajudar cada um a refletir sobre a importância da convivência em sociedade e da sua participação como cidadão. Reconhecer-se como parte integrante da comunidade e da sociedade em que vive e sua relação de interdependência com o todo. Cada ser que conseguimos direcionar para uma vida digna junto aos seus pares confirma nossa existência”

ANA RITA MACEDO MOURA

presidente da instituição

“Foi no Ser Parte que conheci pessoas maravilhosas que levarei para a vida toda. Aprendi a me relacionar melhor com o próximo, aprendi que são os momentos simples que nos tornam felizes e que um simples bom dia pode fazer o dia do outro ser melhor. Sei que o aprendizado é constante, mas aprendi valores como respeito e solidariedade que nunca esquecerei. Valores que repassarei aos meus filhos para que sejam pessoas de caráter”. ‘

VALQUÍRIA KELY

ex-aluna

“Quando entrei na Associação Ser Parte não tinha a menor ideia do quanto me transformaria. Aqui aprendi a tocar e a compor melodias, coisas que já mais imaginei. Além do crescimento pessoal, aprendi a conviver com um grupo, desenvolvi a responsabilidade para cumprir meus horários e conheci o significado da palavra cooperação, pois na prática, para sair uma boa música precisamos de todos. Por isso, considero o Ser Parte como uma família”.

ISABELA CRISTINA MARTINS

ex aluna

“A educação é o caminho principal para a formação do SER e deve ter como precedente a crença no potencial de cada sujeito. Para atingir tal objetivo é necessário um trabalho pautado na ética, objetivando uma vida digna para todos. Através dessa concepção, o Ser Parte vem contribuindo com o desenvolvimento humano e social de diversas famílias. O Programa Ser Parte tornou-se assim um espaço promotor de encontros, da pessoa consigo mesma, dela com os outros e com o conhecimento. Os resultados alcançados revelam que nossos assistidos se tornaram protagonistas sociais. São mais de 3.000 pessoas capacitadas para o mercado de trabalho e 250 crianças e adolescentes atualmente em formação humana”

ALINE OLIVEIRA

ex coordenadora de projetos sociais

thin

Inscreva-se

para receber

nossas novidades.