Conheça nossas oficinas culturais

Dança

A oficina  de dança busca desenvolver a Consciência corporal  e autoconhecimento físico; a Noção espacial – de si mesmo e dos outros corpos no espaço e estimular a Criação cênica – enredo e movimento.  Aberta para adolescentes de 12 a 17 anos.


Sons do Brasil

A oficina Sons do Brasil é uma oficina de música, para crianças e adolescentes entre 7 a 13 anos, que incentiva a valorização da cultura popular, por meio do ensino de ritmos da cultura afro-brasileira, e promove a formação musical, estimulando a sensibilidade auditiva e a criatividade. A oficina tem como metodologia o ensino da música a partir de instrumentos de percussivos, como tambores, triângulo, agogô, caxixi e pandeiro e ensino de flauta doce.


Vida em Cena

A prática teatral proporciona uma experiência artística criativa que valoriza o desenvolvimento das capacidades expressivas e estimula o trabalho em grupo, além de promover consciência corporal nos participantes. A partir desta perspectiva, foi criado o Projeto Vida em Cena, destinado a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos.


Viver com Arte

A oficina Viver com Arte visa proporcionar a sensibilidade estética e artística aos educandos, com idades de 7 a 12 anos. O objetivo é incentivar as crianças e adolescentes a vivenciar as diferentes manifestações das artes plásticas por meio da pintura, desenho, colagem, escultura e reutilização de materiais recicláveis.


Conheça nossas oficinas esportivas

Bom de Bola, Bom de Escola

A oficina Bom de Bola, Bom de Escola oferece atividades esportivas, recreativas e educativas para crianças e adolescentes, de ambos os gêneros, com idades entre 7 a 17 anos, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento integral e a inclusão social dos educandos, além de promover a construção do conhecimento de diferentes práticas esportivas. São oferecidas atividades de atletismo, basquetebol adaptado, baseball adaptado, frisbee, futebol, futsal, handebol, voleibol, rugby adaptado, tapembol e atividades complementares, como jogos e brincadeiras.


Artes Marciais

Nesta oficina são ofertadas duas modalidades esportivas: Jiu-Jitsu e Taekwondo. O jiu-jitsu  é uma arte marcial que objetivo de desabilitar o oponente, através de imobilizações, estrangulamentos e torções.É uma luta excelente para a auto defesa e ajuda o praticante a ter mais autoestima e segurança além dos benefícios físicos como a melhoria nos reflexos, definição muscular. O Taekwondo é a arte que treina a mente através do corpo em busca do equilíbrio e da perfeição. Todas as atividades estão baseadas em táticas defensivas usando principalmente os pés.


Conheça também

Apoio Escolar

O Projeto Apoio Escolar atende as crianças e adolescentes matriculados nas oficinas culturais e esportivas do Programa Ser Parte visando corrigir as defasagens das competências de alfabetização, matemática e português dos ciclos da Educação Básica.

Os planejamentos de atividades do projeto são desenvolvidos e mediados por educadores de língua portuguesa, matemática e pedagogo que buscam trabalhar as dificuldades apresentadas pelos educandos e também à aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos por eles para a cidadania e protagonismo social. As aulas são realizadas, preferencialmente, no mesmo dia em que o aluno realiza a oficina no qual está matriculado.

Cidadão do Futuro

O Projeto Cidadão do Futuro tem a finalidade fortalecer a autonomia, a segurança e o protagonismo dos adolescentes atendidos para a vida pessoal e profissional.

Voltado para adolescentes a partir de 14 anos e seis meses, a partir do 9º escolar, matriculados nos demais projetos do Programa Ser Parte ou que venham por procura espontânea que, posteriormente, serão encaminhados para oportunidades viabilizadas pela Lei da Aprendizagem – 10.097/2000.


Informática

O curso de informática básica com carga horária de 40 horas é ofertado a adolescentes a partir de 15 anos, adultos e idosos.

Por meio do curso Informática o aluno terá a oportunidade de conhecer o que há de mais recente em termos de ferramentas, periféricos, softwares e acessórios importantes para a utilização da informática no dia a dia.


Biblioteca

O Projeto Biblioteca Ser Parte, criado com o objetivo de expandir a leitura, possui acervo de mais de 5000 livros, com títulos de literatura infantil, juvenil e adultos. Aberta à comunidade, a biblioteca conta com espaço de leitura, consulta local, empréstimo e reserva de obras, cantinho infantil e acesso à internet para pesquisas escolares.

Para empréstimo e cadastro é necessário apresentar documento e comprovante de endereço na própria biblioteca.

O horário de funcionamento é de 08h00 às 11h30 e 12h30 às 17h00.


Faça sua inscrição

As inscrições ocorrem durante todo ano, de acordo com o preenchimento de vagas.

Inscreva-se

para receber

nossas novidades.

[wpforms id=”1923″ title=”false” description=”false”]